terça-feira, 24 de agosto de 2010

A TECNOLOGIA E A MATEMÁTICA

A matemática é uma disciplina exata e, por se tratar de tantos cálculos, se torna muito temida aos seus espectadores, porém isso acontece, porque o aluno, de ensino médio, por exemplo, se preocupa muito em “decorar” fórmulas e cálculos. A idéia do uso de aulas mais dinâmicas, participativas, e que exercitam o ensinamento empírico do aluno, se torna a nova metodologia e, que talvez, trará uma preparação maior ao aluno, pelo motivo no qual a mesma utiliza de ensinamentos de auto-aprendizado, conceitos, teorias, teoremas e de deduções lógicas.

A partir daqui, o estudante não somente “decora” que um mais um é igual a dois (1+1=2) e sim, conclui este resultado, porque, sabe que se tratando de uma soma entre um elemento (1) e outro (1) existe a união dos mesmos, ou seja, dois (2).

O estudo da matemática não somente será de cálculos e sim, de análises, provas e conclusões, tendo o aluno a capacidade pensante de um matemático.

Hoje, estamos repletos de equipamentos e meios que nos propiciam inovações, e na matemática não se acontece de forma diferente. Para esta ciência existem inúmeros softwares que ajudam na editoração de fórmulas, no desenho gráfico, geométrico e outros afins, como já dito anteriormente. Os meios mais conhecidos, hoje, e que já são suficientes para se alcançar avanços, no que diz respeito ao ensino são, por exemplo, retroprojetor, fitas e CD´s audiovisuais em geral, informática e muito mais.

Através do retroprojetor, existe a possibilidade de se realizar uma aula demonstrativa. É bom lembrar, que este equipamento foi criado, realmente com o objetivo de ensinar e, para tal é de grande utilidade.

Uma boa alternativa, também, é utilizar de métodos audiovisuais. Através de fitas VHS, por exemplo, ou o uso de CD´s, que já se encontram tão populares, pode-se apresentar dinâmicas ou traços do ramo geométrico que fazem parte do dia-a-dia. Através da apresentação de filmes, entrevistas, documentários, se consegue um resultado muito positivo em relação a atenção dos alunos.

Além da disposição de fontes alternativas de pesquisa que temos, e que já foram descritas anteriormente, temos com o auxílio da informática; e com o crescente ramo de programação, vários softwares que possuem o objetivo de aprender, ensinar e se trabalhar com a matemática. Informática e comunicações dominarão a tecnologia educativa do futuro (D´AMBRÓSIO,2002,80).

Através do computador, possuímos inúmeras possibilidades para o ensino. O desenvolvimento da programação é muito significativo, nos disponibilizando inúmeros softwares educativos, sendo bom acrescentar que poderíamos definir “software educativo’ como um conjunto de recursos informáticos, projetados com a intenção de serem usadas em contexto de ensino e de aprendizagem. de demonstração, simulação, exercício e mais que permitem ao aluno uma concretização do conteúdo da matéria (SANCHO,1998,169).

Na situação em que vivemos, já existem aplicativos para tudo, pois a idéia é de automatizar, como tal vê-se que já existem programas desde chamadas de classe, até para cálculos de integrais e derivadas. Dentro deste contexto é bom ressaltar que até para orçamentos domésticos já se encontram softwares disponíveis.

Um software, que já se encontra tão popular entre os profissionais de ensino da matemática é o cabri geometre, que permite o desenho geométrico e a análise dos mesmos, disponibilizando muitos dos recursos geométricos utilizados. Este se encontra na língua portuguesa, o que torna o fato de saber operá-lo bem mais fácil, do que se fosse em outra idioma. É um programa que disponibiliza ao usuário uma interface gráfica, e com um sistema de ações pré-definidas o operador consegue realizar os desenhos necessários, podendo o próprio aluno corrigir seus exercícios manuais, verificando os valores de medidas, ângulos, etc.

A matemática é sem dúvida uma das matérias mais temidas pelos alunos em geral, e como tal, pode-se ver que quanto mais recursos e meios reais forem utilizados numa aula maior será o aproveitamento da matéria. A escola não se justifica pela apresentação do conhecimento obsoleto e ultrapassado e, sim em falar em ciências e tecnologia (D´AMBRÓSIO,2002,80).

Pois é galerinha, se tudo der certo, vamos esquematizar uma aula de geometria no laboratório ou na sala de vídeo, para vermos na prática como é funcionar esses programas matemáticos.

Um grande abraço!

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