sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pesquisa diz que exercícios físicos estão ligados a melhores notas em matemática

Exercícios físicos melhoram a atividade cerebral e as notas na escola, principalmente em geometria, álgebra e outras áreas da matemática, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos.

Mais de 170 crianças, de sete a onze anos, foram monitoradas durante três meses pela equipe liderada pela pesquisadora Catherine Davis. Todas eram consideradas acima do peso e sedentárias quando começaram a estudar.

Os jovens foram divididos em dois grupos: um se exercitaria durante 20 minutos diários e outro que teria 40 minutos de exercícios por dia. Analisando resultados de ressonância magnética, os pesquisadores identificaram reduções e aumentos de atividade de certas áreas do cérebro de cada criança.

O que o estudo descobriu é que a prática de atividade física aumentou o funcionamento do córtex pré-frontal no cérebro, uma área associada normalmente a pensamentos difíceis, tomadas de decisões e comportamentos sociais considerados corretos.

Além disso, os pesquisadores notaram que as crianças melhoraram seu desempenho em matemática. Segundo a equipe, quanto mais exercícios praticados, melhores os resultados. As informações são do portal científico Physorg.

De volta às escolas

Para Catherine Davis, o principal objetivo do estudo é mostrar que as atividades físicas precisam voltar a ter lugar na rotina escolar.

- Eu espero que essas descobertas façam com que os exercícios físicos ocupem um espaço importante nas escolas, como uma maneira de ajudar as crianças a ficarem física e mentalmente ágeis.

A pesquisa também mostrou que os exercícios aumentaram as atividades da região do cérebro responsável pela chamada função executiva - que planeja e executa de atividades.

Curiosamente, as práticas de exercícios afetaram regiões do cérebro das crianças que melhoraram muito as habilidades em cálculos, geometria, álgebra e outras áreas da matemática, mas não interferiram na prática de línguas e leitura.

Os pesquisadores afirmam, ainda, que a atividade física é capaz de ajudar a desenvolver áreas do sistema cerebral que controlam o comportamento dos pequenos.

fonte: http://45graus.com.br/pesquisa-diz-que-exercicios-fisicos-estao-ligados-a-melhores-notas-em-matematica,geral,77492.html

2 comentários:

  1. Faltou só o alerta para os nossos alunos de que jogar golf no nintendo wii não é suficiente - rsrs

    ResponderExcluir
  2. Esqueci desse grande detalhe...
    Também faltou dizer que a atividade física diminui a preguiça que reina naqueles seres humanos hehehehe

    ResponderExcluir